domingo, 11 de março de 2012

CONHECENDO MELHOR " A DOR "...

A Dor é considerada por si só O QUINTO SINAL VITAL do corpo Humano.
Por issso é necessário uma abordagem diferenciada para o tratamento das principais síndromes dolorosas numa visão global, humanizada e multidisciplinar, visando não somente o alívio da DOR, mas também a Reabilitação de seus Pacientes, através do Equilíbrio Físico, Mental e Espiritual.

Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se desencadeia pelo corpo. "aiiiiii"...
É o que gritamos quando sentimos dor. Ninguém, certamente, gosta desta sensação. Entretanto, a dor é extremamente benéfica: nos alerta, imediatamente, de que algo não está funcionamdo bem em nossos organismos.
Todas as pessoas já sentiram dor em algum momento da vida. Mas o que é a dor? Poucos temas são tão complexos na medicina quanto a dor ...

O que é a dor?


A dor é um fenómeno complexo e com variantes multidimensionais (biofisiológicas, bioquímicas, psicossociais, comportamentais e morais).
São inúmeras as causas que podem influenciar a existência e a Intensidade da Dor no decurso do tempo, a primeira das quais é a que se identifica como Presumível resultado duma Agressão ou Lesão.

 A dor é um sintoma que acompanha, de forma transversal, a generalidade das situações Patológicas que Requerem Cuidados de Saúde. Independentemente da Síndrome Clínica que incorpora, a dor pode e deve ser tratada, com perspectivas de êxito proporcionais ao entendimento que dela temos e fazemos, à adequação e preparação científica dos serviços e Profissionais de Saúde Envolvidos e ao Manejo Judicioso de todos os recursos, técnicos e Humanos, disponíveis.


Dor aguda - É a dor de início recente e de duração provavelmente limitada. Normalmente há uma definição temporal e/ou causal para a dor aguda. A dor peri-operatória – dor presente num doente cirúrgico, de qualquer idade, em regime de internamento ou ambulatório, causada por doença preexistente, devida à intervenção cirúrgica ou à conjugação de ambas – insere-se no conceito de dor aguda.


Dor crónica - É uma Dor Prolongada no Tempo, normalmente com Difícil Identificação Temporal e/ou Causal, que Causa Sofrimento, podendo Manifestar-se com várias características e gerar Diversos Estádios Patológicos. A Actuação Precoce na Dor Crónica Pode EVITAR Múltiplas Intervenções e Iatrogenias, promovendo mais facilmente o Bem-Estar do Doente e o seu Regresso a uma aAtividade Produtiva Normal. A Dor CRÔNICA exige uma Abordagem Multidisciplinar e a Falência do Tratamento tem, entre outras, consequências fisiológicas adversas.

CRÔNICA: QUE NÃO TEM CURA, POR ACASO NÃO É O NOME DADO A FIBROMIALGIA?
Ou seja a FIBROMIALGIA é considerada pela Medicina DOR CRÔNICA QUE PERCORRE TODO O CORPO.
Infelizmente envolvendo, tecidos, fibras, tendões, orgãos internos e externos, TODO o corpo humano, da cabeça a sola dos pés. Mas logo veremos mais detalhes sobre a DOR NA FIBROMIALGIA...


http://pt.shvoong.com/humanities/1785057-que-%C3%A9-dor/



Nenhum comentário: