sábado, 10 de março de 2012

FIBROMIALGIA ENTENDA MELHOR...

O termo Fibromialgia refere-se a uma Condição Dolorosa Generalizada e Crônica.
Ou seja: Fibromialgia é uma Dor no Corpo Inteiro, por fóra e por dentro e que NÃO TEM CURA.


É considerada uma Síndrome porqueEengloba uma Série de Manifestações Clínicas como Dor, Fadiga, Indisposição, Distúrbios do Sono. No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério. Por vezes problemas Emocionais eram considerados como fator determinante desse quadro ou então um diagnóstico nebuloso de “fibrosite” era estabelecido. Isso porque acreditava-se que houvesse o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação “ite".


Atualmente sabe-se que a Fibromialgia é uma Forma de Reumatismo Associada à da Sensibilidade do Indivíduo frente a um estímulo doloroso. O termo Reumatismo pode ser justificado pelo fato de a Fibromialgia envolver Músculos, Tendões e Ligamentos. O que não quer dizer que acarrete Deformidade Física ou outros tipos de seqüela. No entanto a Fibromialgia Pode Prejudicar a Qualidade de Vida e o Desempenho Profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas.
 Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a Experiência Clínica do Profissional que Avalia o paciente com Fibromialgia é Fundamental para o Sucesso do Tratamento Multidiciplinar.
A partir da década de 80 Pesquisadores do MUNDO Inteiro têm se Interessado pela Fibromialgia. Vários Estudos foram Publicados, inclusive Critérios que Auxiliam no Diagnóstico dessa Síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea. Esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da Fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa Síndrome.



Por outro lado, os Sintomas de Fibromialgia podem Provocar Alterações no Humor e Diminuição da Atividade Física, o que Agrava a Condição de DOR.
 Pesquisas têm também procurado o papel de certosHhormônios ou Produtos Químicos Orgânicos que possam influenciar na Manifestação da Dor, no Sono e no Humor. Muito se tem estudado sobre o envolvimento na Fibromialgia de Hormônios e de Substâncias que Participam da Transmissão da Dor. Essas Pesquisas podem Resultar em um melhor Entendimento dessa Síndrome e portanto Proporcionar um Tratamento mais Efetivo e até mesmo a sua Prevenção.


fonte: http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_artigos&id_mat=4
O CID CORRETO PARA FIBROMIALGIA É CID 10 M 79.7, desde 2004

fonte: http://www.datasus.gov.br/cid10/v2008/v2008.htm





 

Nenhum comentário: