quinta-feira, 29 de março de 2012

"QUE VALOR TEM CADA VIDA"???

"NAS HORAS DE DIFICULDADE É QUE RECONHECEMOS A VERDADE DAS PALAVRAS DITAS"

EX PRESIDENTE LULA VENCE O CANCER E AGRADECE EM VIDEO NO YOUTUBE:
http://www.youtube.com/watch?v=ls5_icg_0_c

MAS E TANTAS OUTROS HUMANOS COMO ELE, COMO FICAM???

ESSA SOU EU, POR DENTRO ESPERANDO AJUDA PARA VIVER...COMO TANTOS COMO EU...
"ESTA SOU EU POR DENTRO...ESCONDENDO AS DORES HORRRÍVEIS QUE SINTO ATRAVÉZ DE UMA FALSA ALEGRIA...ENQUANTO AGUARDOOOOO"...

ENTÃO RESOLVI ESCREVER POSTAR NO VÍDEO UM PEDIDO DE AJUDA...
BOM DIA MEU QUERIDO E SEMPRE PRESIDENTE LULA DO BRASIL. VOTEI SEMPRE PARA QUE UM DIA O VISSE COMO GOVERNANTE E FIQUEI TRISTE AO TÉRMINO DO SEU MANDATO. MUITO MAIS TRISTE FIQUEI AO VÊ-LO COM CANCER.HOJE VENHO LHE DIZER QUE PASSO PELO MESMO PROBLEMA QUE PASSOU, ESTOU NA FILA PARA ENCAMINHAMENTO PARA A PUCC DE CAMPINAS/SP NO POSTINHO DE SAÚDE DESDE OUTUBRO DO ANO PASSADO, SEM NENHUM MEDICAMENTO NEM TRATAMENTO E O MEU MAIOR DESEJO É SOBREVIVER E VENCER, POIS ASSIM COMO O SENHOR, TAMBÉM SOU SER HUMNO E SOFRO COMO SOFREU, SÓ NÃO ENTENDO E ME REVOLTO  PELA DEMORA NO ATENDIMENTO ENQUANTO MEUS VOTOS E DE MEUS FAMILIARES E TANTOS QUE O ELEGERAM NÃO CONSEGUEM O MESMO TRATAMENTO DE SAÚDE QUE O SENHOR. RESPONDA-ME POR FAVOR: "QUE VALOR TEM UMA VIDA????", EM QUE SOMOS DIFERENTES COMO CORPO HUMANO E SE HUMANO...PARABÉNS PELA SUA VITÓRIA, PEDI MUITO A DEUS PARA LHE AJUDAR A VENCER...MAS EU....MORREREI ESPERANDO NA FILA SEM NENHUM REMÉDIO SEQUER PARA DOR???
QUASE NÃO FALO MAIS, DE TANTA ROUQUIDÃO, ESTOU DESEMPREGADA E AS DORES NO CORPO MAL ME DEIXAM TRABALHAR...SÓ QUERO QUE SAIBA QUE TAMBÉM SINTO AS MESMAS DORES PELAS QUE PASSOU, SÓ QUE SOZINHA, ENQUANTO NAS SUAS ELEIÇÕES EU SEMPRE ACREDITEI NO SENHOR. SE NÃO FOR MUITO, LHE PEÇO COMO FILHA, DE-ME A CHANCE DO TRATAMENTO QUE TEVE, TENHO DUAS FILHAS MENORES QUE DEPENDEM DO MEU SUSTENTO, ONDE ESTÁ A DIGNIDADE DE SER BRASILEIRO E TER DIREITO A UM TRATAMENTO DE SAÚDE???HOJE SOU EU QUE PRECISO DO SEU VOTO PARA ME TRATAR CONTRA O CANCER, AJUDE-ME POR FAVOR....
CARINHOSAMENTE UMA BRASILEIRA POBRE
FINANCEIRAMENTE E COM SÉRIOS PROBLEMS DE SAÚDE, AS VEZES PENSO ATÉ EM ME MATAR DE TANTA DOR E DEMORA, NUMA CONSULTA QUE NUNCA CHEGA, NEM REMÉDIOS PARA ESTA HORRÍVEL DOR, NEM HOSPOTAIS, NEM TRATAMENTOS...OLHE PARA SEUS MOMENTOS DE DOR E MEDO E SABERÁ O QUE EU SINTO ...SÓ ASSIM EU PODEREI SOBREVIVER,? NÃO ESMERO RIQUEZAS SEMPRE TRABALHEI, MAS NECESSITO URGENTE DE UMA AJUDA MÉDICA, SE QUIZER FAZER UMA CARIDADE, OLHE! OLHE POR TODOS NÓS DOENTES BRASILEIROS, POR FAVOR ...OLHE PARA MIM!!!



"QUEM SABE DESSA VEZ, OUVIRÃO A MINHA VOZ E O NOSSO CLAMOR"






sexta-feira, 16 de março de 2012

SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA..."QUE VERGONHA'

                                                    " Que Vergonha??? "

Vergonha é uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de idéias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação. O terapeuta John Bradshaw conceitua a vergonha como a "emoção que nos deixa saber que somos finitos".




Mas quero me referir a FALTA DE VERGONHA da Saúde Pública Brasileira...

Médico detona Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo: “Saúde pública em São Paulo é caso de polícia”

Suas declarações são fortes, e merecem ser, no mínimo, investigadas.

Confira abaixo:

“A Saúde Pública em São Paulo virou um grande negócio, em que poucos ganham muito dinheiro, menos a população e os profissionais de medicina, que se matam para trabalhar em condições desumanas, num sistema sucateado.”

“O Secretário Estadual de Saúde, Giovanni  Guido Cerri não sabe diagnosticar uma gripe, mas sabe comprar equipamentos de R$ 5 milhões como ninguém… é parceiro antigo de todos os fornecedores…”

“Em TODOS os Hospitais que possuem administração direta do Estado os problemas são os mesmos.”

“O esquema é forte… o Estado construiu dezena de Hospitais, quase uma centena, e repassou a administração para Organizações Sociais de “parceiros”, que lucram muito com isso.”

“Além disso, essas organizações terceirizam as especialidades médicas, recebem a verba (grana) diretamente da Secretaria de Saúde e pagam para terceirizados dos terceirizados realizarem os serviços.”

“Tenho conhecimento, por exemplo, de um grupo de cirurgiões terceirizados, no Hospital da Vila Alpina, que recebeu num curto espaço de tempo mais de R$ 1 milhão, enquanto os efetivos sobrevivem com salário de fome (conforme comprova demonstrativo de pagamento que publicamos ao final da matéria.)”

“A Secretaria de Saúde sucateia tudo e não utiliza a verba toda para fazer caixa de campanha, roubar ou terceirizar, deixando a saúde catastrófica”.

“Veja o exemplo do Hospital Geral da Vila Penteado, referência em queimados, inaugurado em 2000 pelo então Governador Mario Covas. Na semana passada todos os recém nascidos correram risco de ter problemas mentais. Tudo porque não compraram um Kit para dosagem de diagnóstico de Icterícia Neo-Natal, que tem preço irrisório e é imprescindível para evitar esse problema”

“Mas, no mesmo hospital, por que a comissão é milionária, gastaram milhões de reais para comprar um aparelho de Desiometria Óssea que NUNCA foi utilizado e, pior, sumiu do Hospital. E ninguém nunca mais deu conta ou explicou onde foi parar.”

“Até em pequenas obras eles roubam. Por exemplo, no mesmo hospital, pintaram a mesma parede 7 vezes em dois anos.

“Outro absurdo é a UTI psiquiátrica que está desativada há dois anos por falta de profissionais. Gastaram muitos milhos para construí-la e equipá-la.”

“No sábado retrasado, não havia nem pediatra para dar assistência Neo-Natal para as crianças. Por sorte, nada de grave aconteceu, mas, se tivéssemos um só parto de risco com certeza as chances de uma desgraça acontecer seriam grandes.”

“Na verdade, faltam profissionais em todas as especialidades. A Secretaria tem a verba para investir, mas insiste em não fazê-lo. Enquanto isso os comandantes vão enriquecendo a si próprios e a seus partidos.”

“Até infecções hospitalares os pacientes estão pegando pela imundice do local, e que as janelas, para citar um dos casos, estão infestadas de fezes de pombos, sem que providência alguma seja tomada.
 


"NÃO BASTASSE AS DORES DO CORPO TEMOS QUE CONVIVER COM A CORRUPÇÃO"!!!









 






























































QUAL É A ORIGEM DA FIBROMIALGIA?

A fibromialgia, doença que ataca partes do corpo como pescoço e costas, atinge mais mulheres do que homens. Descubra causas e tratamentos :
  
A fibromialgia, doença ainda sem cura, provoca dores generalizadas no corpo e atinge muito mais a ala feminina - de cada dez pessoas com fibromialgia, nove são mulheres.
No Brasil, o distúrbio leva quase cinco anos para ser diagnosticado, após a paciente ter consultado, em média, sete médicos.
Veja mais detalhes sobre esse problema e o que fazer para tratá-lo:

O que é?
Trata-se de uma síndrome classificada como um tipo de reumatismo de partes moles (ou seja, não afeta ossos e articulações), que provoca dores no corpo todo: pescoço, costas, mãos e pés, por exemplo. Outros sinais são sono não repousante, cansaço, dificuldade de memorização e concentração e alteração de humor. Também podem ocorrer enxaqueca e desarranjos intestinais. Em mais de 50% dos casos, a depressão acompanha o distúrbio.


Qual a origem?
A causa exata ainda é desconhecida. Estudos apontam que está relacionada ao stress, sedentarismo e a um defeito do mecanismo de controle da dor, situado no sistema nervoso. É como se o Cérebro Tivesse Um Termostato Desregulado. "Por isso, as pacientes com fibromialgia apresentam maior sensibilidade à dor do que as outras pessoas", diz Eduardo Paiva, chefe do Ambulatório de Fibromialgia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná. "A dor é real e não fruto da imaginação, como alguns acreditavam no passado", completa o reumatologista Roberto Heymann, coordenador do Ambulatório de Fibromialgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).



Quem está mais suscetível a essa doença?
Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, de 80% a 90% dos casos atingem mulheres, mas ainda não se sabe por que elas são as mais afetadas. Existe também uma tendência de ocorrer mais fibromialgia entre membros da mesma família.


Há como prevenir?
A atividade física regular parece ser a grande forma de prevenção. Porém, saber dosar o exercício e o repouso é um dos grandes desafios para as pacientes. "Quando se sentem melhores, muitas delas acabam abusando e aí passam a ter mais dor", afirma Eduardo. Dormir em um quarto escuro, sem barulho, e evitar ingerir substância que possam interferir no sono (café, por exemplo) também ajudam bastante a controlar a dor.


Que fatores desencadeiam o problema?
Trauma físico ou psicológico (como um acidente de carro, um assalto, uma separação ou a morte de algum parente), alteração de humor (ansiedade e depressão), stress, mudanças climáticas ou infecções virais podem ser o estopim para a problema surgir. Normalmente ele aparece em pessoas de 30 a 50 anos.


Qual é o tratamento?
O tratamento inclui remédios, como antidepressivos e neuromoduladores, que ajudam a reduzir a sensibilidade à dor. Mas também é essencial fazer psicoterapia. Algumas pacientes se beneficiam com acupuntura. A prática de atividade física - de preferência, aeróbica e sem impacto (como caminhada e hidroginástica), de três a quatro vezes por semana, por 30 minutos - ajuda a manter a dor sob controle. Alongamento também é recomendável.


Quando se deve procurar um médico?
Ao sentir dor em mais de uma parte do corpo por mais de três meses. O melhor médico a consultar nesse caso é o reumatologista - ele é o especialista que está mais apto a fazer um diagnóstico preciso.
 
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI581758-EI1497,00.html


http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/fibromialgia-tire-suas-duvidas-642987.shtml

quinta-feira, 15 de março de 2012

"UM POUCO DE MIM"

Eu tenho 38 anos, e desde 05 anos de idade eu sentia uma forte dor na perna esquerda, bem atráz do joelho. Muitas vezes eu estava brincando de correr e caia de tanta dor. A noite para dormir então, era um sufoco, pois a dor no local ficava pior, a ponto de ser desesperador.
Eu contava para minha mãe, mas por sermos de família muito humilde naquela época, ela passava as receitinhas da vovó no local, me dava chás, e quando ficava insuportável, ela me levava até o Pronto Socorro da cidade, que só dava um medicamento no soro para tirar a dor e sem explicação ou encaminhamento algum me mandava para casa.



Na adolescência, apareceram as dores nas costas, na altura da cintura e com o tempo percorria a coluna inteira. Por anos eu não conseguia sentar e para deitar era muito desconfortante ads dores.

Mas como eu era joveme só pensava em conquistar a vida, trabalhando muito...mal sobrava tempo para outras coisas, e só ia ao Pronto Socorro, quando as dores ficavam insuportáveis, e nunca Um Tratamento ou Encaminhamento para Investigar os Sintomas foi me dado naquela época. Eu passava por conta própria, tomando analgésicos para levar minha vida com dores suportáveis. Mas nunca parei meus Planos para Investigar os Sintomas porque NUNCA me vi Doente, pelo contrário...

Sempre fui tão autrísta, trabalhava e estudava e ainda fazia o serviço de casa e bicos como renda extra. Sempre fui muito enérgica, positiva, queria abraçar o mundo, e não me importava se quer com assuntos de saúde.
E assim eu segui minha vida...dores aumentando e surgindo em outros locais do corpo, fortes does de cabeça e ...o inesperado: Uma Insônia, que não tinha Remédio ou chá que me fizesse dormir.
Casei-me, tive minha primeira filha 02 anos depois e com 30 anos exatos, acordei num sexta-feira TRAVADAAAAA....


Não podia me mexer, nem deglutir quase, de tanta dor. Fui levada dessa vez á  um Hospital do Convênio Particular e me examinando, o Dr. disse que eu tinha FIBROMIALGIA! E que não teria cura...
O quê??? Fibro quem???
Me encaminhou para um Reumatologista que Indentificou pelos Pontos Dolorosos que Indicam a Fibromialgia (Tender Pints), e pediu vários outros exames, como de sangue e de Eletroneuromiografia.

Fiz tantos exames, pois doía o corpo todo, e descobri que o"VILÃO" talvez seria um Neurotransmissor responsável em enviar a DOR POR  TODO O CORPO.
Mas que nem a Medicina sabia ao certo , como explicar a FIBROMIALGIA, pior a ANS nem reconhecia a Fibromialgia como doença, e portanto o INSS não afastava o paciente do Trabalho por não Reconhecer como Doença Incapacitante. E ainda é assim para os Perítos do INSS, SABIA?

Vamos então pensar um pouco?
Um Trabalhador(a), que não DORME a noite toda, por sofrer de Insonia Crônica, e durante o dia Depende de Medicamentos Trajas Pretas, ou seja Controlados, pois coloca a vida do Paciente em Risco, e na BULA deles dizem que durante o uso, não DIRIGIR, OU OPERAR MÁQUINAS, NEM TRABALHO ALGUM que DEPENDAM de ATENÇÃO, pois a Medicação Interfere  muito com seus sinais vitais e todo o organismo...
E esse mesmo paciente com UMA DOENÇA CRÔNICA (que não tem cura), é liberado ao Trabalho pelos Peritos do INSS...


Imagine só qual o RISCO para esses portadores de FIBROMIALGIA, e para os que dependem dos serviços deles...


A MAIORIA desses Fibromialgicos, acabam saindo do Emprego e ficando pela ajuda dos parentes, porque o GOVERNO nem enxerga essas pessoas como eu.
As Dores são tão intensas, que nos casos mais sérios impedem a pessoa até de andar, Quanto mais de ocupar qualquer cargo de trabalho, pois não podemos ficar parados na mesma posição, de pé ou sentados. Até mesmo deitados as dores não passam.


No meu caso, desde que descobri a doença faço TEATRO para conseguir Trabalhar, e pagar as minhas contas.
O médico me disse através dos ultimos exames que numa escala da DOR de 0 á 10, estou com15 de DOR. E minha resistência já baixou muito em todos os sentidos...Quem me vê de dia, não sabe a DOR que sinto por de tráz da Máscara que carrego todos os dias de pessoa Saúdavel, mas que é Toturada de DORES INFINITAS.

Várias vezes os Peritos do INSS, me pediram para mudar de Emprego, o que fiz, e com o Ultimo que me disse para mudar de Profissão, respondi que nem se eu sentasse e ocupasse o cargo dele a DOR melhoraria.



Tenho todos os sintomas que uma pessoa com CÂNCER TEM...por muitas vezes não consigo dar um passo a mais e caio de tanta DOR, minha MEMÓRIA deleta tudo o tempo todo, me perco em meio as conversas, esqueço as palavras, os nomes de pessoas intimas, já não sei mais separar o que é sonho da realidade, isso quando consigo dormir.

Já fiz acupuntura e várias medicinas alternativas, todas em vão.
Sigo as Receitas do Médicos Rigorosamente, já Usei de tudo que tem nas Farmácias, e nada adianta.


Já pensei em  desistir, mas desisti de desistir quando me lembrei que


     "SOU HUMANA, TENHO MEUS DIREITOS E VOU LUTAR POR ELES"

ASSIM DEVEMOS SER...


"SEPPARADOS SOMOS CADA UM COM SUAS DORES, MAS UNIDOS SEREMOS VENCEDORES"!!!


"Existe VIDA além da FIBROMIALGIA...Só precisamos encontrar o Caminho"...




quarta-feira, 14 de março de 2012

"ESTÃO TENTANDO SEPULTAR NOSSA ALEGRIA"...

Desculpe se te assusto, mas a REALIDADE, para quem tem Fibromialgia é feita de Descasos, Desconfianças e Nenhuma Atenção pelo Poder Público.


Quem tem dinheiro, vai  e paga pelo Tratamento ....que em muitos casos sérios de Fibromialgia, nada adianta, pois se a Dor for Intensa, não existem Medicamentos fortes o bastante para curar os Sintomas.
E para os que os que são pobres????
Ah.....
Esses SIM, sabem a Realidade Cruel de Descaso e Abandono e sofrem com a Dificuldade de Adquirir qualquer Medicamento que Alivie a DOR, pois na Rede
Publica de Saúde mais faltam do que tem, o que obriga ao Paciente com Fibromialgia ter que comprar seues Medicamentos Caros.


Se não fosse tão  Trágico seria Cômico
Dificuldade para Comprar Medicamentos que nem são Próprios para Fibromialgia
Mas sim Paliativos...que enganam a DOR por pouco tempo
         Pois não Tem Medicamentos Exclusivos para Fibromialgia, rsrssrsrs


Para que uma Doença ou Síndrome seja Curada, é preciso que Um Circulo se feche.
É preciso que haja Verbas Destinadas, para que os Ciêntistas Pesquisem e Descubram Medicamentos Específicos, para que depois de descobertos Sejam Testados e Aprovados, depois Fabricados pelos Laboratórios e só aí Destinados aos Pacientes através de Receitas Médicas.

Mas...
Para que esse Circulo se Feche, a tal verba destinada, terá que sair de algum lugar.
De acordo com que dizem as propagandas sobre SAÚDE, o Ministério da Saúde, teria que Investir na Pesquisa.
Mas porque Investir numa Pesquisa que só vai "AJUDAR UMA MINORIA" de portadores de Fibromialgia, se comparado com a População Humana???
Sendo que essa "MINORIA" não compensaria todos os gastos de Pesquisas e Fabricação de Medicamentos que poderiam até CURAR a Fibromialgia, já que o RETORNO SERIA POUCO aos Investidores...

Essa é a Realidade sobre a Fibromialgia na Saúde em Geral.
Deixamos de Ser Considerados Pacientes para sermos comparados em Números.
Já não Basta o Fato da Fibromialgia ser "Crônica"???
Infinitamente Cruel e Dolorosa???

Quanto tempo mais teremos que viver no Anonimato, sofrendo calados com uma DOR INSUPORTÁVEL?
Será preciso que Um ente querido dos Poderosos, descubra que Também TEM FIBROMIALGIA, para que eles nos Percebam???
Essa resposta só o tempo vai nos responder...
Mas de uma coisa fiquem certos, enquanto não houver Soluções e Tratamentos para FIBROMIALGIA, nós Continuaremos Lutando até que Um Dia alguém nos veja
tão HUMANOS QUANTO Á ELES...






domingo, 11 de março de 2012

"NÃO SE ESQUEÇAM NUNCA"

  VEM  A FIBROMILAGIA COM  SINTOMAS GENERALIZADOS QUE TE ATACAM SEM PIEDADE, NÃO FAZ ESCOLHAS OU DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHES, NEM POSIÇÃO SOCIAL, RICO OU POBRE, NEM FAIXA ETÁRIA E NEM VONTADE PRÓPRIA.


SE VOCÊ FOI RECÉM DIAGNOSTICADO (A) COM FIBROMIALGIA COMECE PELO COMEÇO:



- ACEITE O DIAGNÓSTICO CONFIRMADO
- APRENDA A VIVER DE FORMA CONTROLADA E MULTIDISCIPLINAR
- SIGA AS ORIENTAÇÕES DE UM MÉDICO ESPECIALIZADO EM REUMATOLOGIA, QUE CONHEÇA A FIBROMIALGIA E SE INTERESSE EM AJUDÁ-LO A MELHORAR
- NUNCA DEIXE DE ACREDITAR E LUTAR PELA CURA
- NÃO SE ESCONDA E NEM TENHA VERGONHA POR TER FIBROMIALGIA
- JUNTE-SE A UM GRUPO PARA SOMAR NA LUTA PELOS NOSSOS DIREITOS DE DOENTES CRÔNICOS...
- E RECOMECE SUA VIDA QUE SERÁ DE DORES VARIÁVEIS (depende de cada organismo)
- E A TOMAR VÁRIOS MEDICAMENTOS PALIATIVOS, CAROS E QUE NÃO SÃO ESPECÍFICOS PARA A FIBROMIALGIA,



OU SEJA SÓ TRATAM OS SINTOMAS, AS DORES QUE A FIBRO CAUSA,
MAS NÃO CURA A CAUSADORA DAS DORES QUE É A FIBROMIALGIA.
- E ACREDITE, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!!!SOMOS 7 MILHÕES DE FIBROMIALGICOS
NO MUNDO, CONSIDERADOS PELOS GOVERNANTES "UMA MINORIA".



MAS UMA MINORIA QUE VIVE A BEIRA DO ESQUECIMENTO DA MEDICINA, MAS QUE TEM VIDA COMO ELES, PAGAM SUAS CONTAS, TEM SUAS FAMÍLIAS, DIREITO A UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR, COMO ELES GOSTAM DE TER...E NÃO SERMOS ABANDONADOS, OU NOSSOS DIREITOS REJEITADOS SÓ PORQUE SOMOS UMA "MINORIA" QUE VIVE E QUER VIVER...
 ASSIM COMO TODO O RESTANTE DO MUNDO QUER...


 NINGUÉM PEDIU PARA TER FIBROMIALGIA...MAS TEMOS NOSSOS DIREITOS ...    
                                           
E JUNTOS VENCEREMOS!!! O MUNDO TODO AINDA VAI OUVIR A NOSSA VOZ!!!

CONHECENDO MELHOR " A DOR "...

A Dor é considerada por si só O QUINTO SINAL VITAL do corpo Humano.
Por issso é necessário uma abordagem diferenciada para o tratamento das principais síndromes dolorosas numa visão global, humanizada e multidisciplinar, visando não somente o alívio da DOR, mas também a Reabilitação de seus Pacientes, através do Equilíbrio Físico, Mental e Espiritual.

Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se desencadeia pelo corpo. "aiiiiii"...
É o que gritamos quando sentimos dor. Ninguém, certamente, gosta desta sensação. Entretanto, a dor é extremamente benéfica: nos alerta, imediatamente, de que algo não está funcionamdo bem em nossos organismos.
Todas as pessoas já sentiram dor em algum momento da vida. Mas o que é a dor? Poucos temas são tão complexos na medicina quanto a dor ...

O que é a dor?


A dor é um fenómeno complexo e com variantes multidimensionais (biofisiológicas, bioquímicas, psicossociais, comportamentais e morais).
São inúmeras as causas que podem influenciar a existência e a Intensidade da Dor no decurso do tempo, a primeira das quais é a que se identifica como Presumível resultado duma Agressão ou Lesão.

 A dor é um sintoma que acompanha, de forma transversal, a generalidade das situações Patológicas que Requerem Cuidados de Saúde. Independentemente da Síndrome Clínica que incorpora, a dor pode e deve ser tratada, com perspectivas de êxito proporcionais ao entendimento que dela temos e fazemos, à adequação e preparação científica dos serviços e Profissionais de Saúde Envolvidos e ao Manejo Judicioso de todos os recursos, técnicos e Humanos, disponíveis.


Dor aguda - É a dor de início recente e de duração provavelmente limitada. Normalmente há uma definição temporal e/ou causal para a dor aguda. A dor peri-operatória – dor presente num doente cirúrgico, de qualquer idade, em regime de internamento ou ambulatório, causada por doença preexistente, devida à intervenção cirúrgica ou à conjugação de ambas – insere-se no conceito de dor aguda.


Dor crónica - É uma Dor Prolongada no Tempo, normalmente com Difícil Identificação Temporal e/ou Causal, que Causa Sofrimento, podendo Manifestar-se com várias características e gerar Diversos Estádios Patológicos. A Actuação Precoce na Dor Crónica Pode EVITAR Múltiplas Intervenções e Iatrogenias, promovendo mais facilmente o Bem-Estar do Doente e o seu Regresso a uma aAtividade Produtiva Normal. A Dor CRÔNICA exige uma Abordagem Multidisciplinar e a Falência do Tratamento tem, entre outras, consequências fisiológicas adversas.

CRÔNICA: QUE NÃO TEM CURA, POR ACASO NÃO É O NOME DADO A FIBROMIALGIA?
Ou seja a FIBROMIALGIA é considerada pela Medicina DOR CRÔNICA QUE PERCORRE TODO O CORPO.
Infelizmente envolvendo, tecidos, fibras, tendões, orgãos internos e externos, TODO o corpo humano, da cabeça a sola dos pés. Mas logo veremos mais detalhes sobre a DOR NA FIBROMIALGIA...


http://pt.shvoong.com/humanities/1785057-que-%C3%A9-dor/