terça-feira, 13 de novembro de 2012

"NÃO PODEMOS GENERALIZAR"

Se cada pessoa tem seu próprio organismo
E cada um reage de uma maneira como poder então GENERALIZAR Á TODOS???
http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_pvista&id_mat=2


No texto abaixo, tenho RELATOS MEUS
Que não são como estão no que li,
E que talvez muitas outras pessoas com FIBROMIALGIA
Também concordem ou discordem de mim.
Mesmo assim, vou contra dizer partes do que li
Afinal todos os Médicos sofrem de Fibromialgia?
Quem pode saber mais de Dores e Sintomas...
Quem estuda Medicina ou quem as Sente Todos os Dias
Durante Anos???

http://www.diariofeminino.com/saude/vida-saudavel/materias/caibras-noite-despertar-dor/

MEUS PONTOS DE VISTA
Fibromialgia tortura mais de 4 milhões de pessoas no país
Daniel Feldman médico reumatologista

Essa doença caracteriza-se por dores no corpo, fadiga e alterações no sono. Ataca sobretudo mulheres, mas pode ocorrer também em homens. Não se sabe a causa, mas acredita-se que seu cérebro, pela diminuição da serotonina, perde a capacidade de regular a dor e os impulsos são interpretados erroneamente.

DOR DE ALTO NÍVEL E CRÔNICA:A dor crónica, o novo inimigo a abaterDiz-se que uma dor é crónica quando se prolonga por mais de seis meses, não responde aos tratamentos normais e gera comportamentos que não permitem que o doente melhore. É uma dor inútil, física, moral e socialmente destrutiva.
É também um estado patológico onde o sintoma se torna doença e alvo de intervenção

(maiores detalhes aqui:(http://www.seleccoes.pt/o_que_%C3%A9_a_dor)

Calcula-se que atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos.
Fibromialgia é uma síndrome Dolorosa Crônica sem inflamação. O paciente sente dores no corpo inteiro. Não consegue nem dizer onde é, porque logo a Dor aparece em outro local. Para caracterizar-se a doença, porém, é preciso haver Dor por pelo menos três meses.
IMAGINEM UMA DOR INCESSANTE DESDE QUE NASCEU.

Dois outros sintomas estão presentes em mais de 80% dos casos:
Fadiga Incapacitante: A Síndrome da fadiga crônica (SFC) é o nome mais comum dado a uma enfermidade ou enfermidades variavelmente debilitantes geralmente definidas por fadiga persistente não-relacionada com exercício, não substancialmente aliviada por repouso e acompanhada pela presença de outros sintomas específicos por um mínimo de seis meses. (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_da_fadiga_cr%C3%B4nica). Leiam todo o texto neste link.

E Distúrbio do Sono: Altera a qualidade, não a quantidade. Mesmo dormindo normalmente, o paciente diz que dorme mal e acorda cansado.

Doentes queixam-se, ainda, de formigamento principalmente nas mãos, nos pés e no meio das costas; sensação de inchaço; dores de cabeça; alterações no funcionamento do intestino – ora está preso, ora apresenta diarréia.

A Fibromialgia é uma doença predominamente feminina – a proporção é de 20 mulheres para (01)um homem.
Manifesta-se em qualquer idade, mas sobretudo entre os 40 e os 60 anos. Talvez em decorrência da diminuição dos hormônios femininos na menopausa.

No meu caso nasci com dores, e aos cinco anos descobri a Fibromialgia Generalizada. 

Acredita-se que esses pacientes percam a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. (MESMO PORQUE NÃO DEPENDE DO NOSSO QUERER)
O controle da dor é feito pela serotonina, substância produzida no próprio cérebro. Sabe-se que os portadores de Fibromialgia têm menos serotonina. Assim, muitos dos impulsos que chegam e saem do cérebro são Identificados Erroneamente como Dor.
(Já foi comprovado cientificamente que um fluxo sanguíneo é maior numa veia do cerebro dos Fibromialgicos) então não depende do nosso querer ter DOR ou Não.

A diminuição de serotonina pode ser provocada por infecções virais, traumas físicos e emocionais graves. Essas causas se misturam nos pacientes e não dá para precisar qual a que provoca a doença.

Além do mais, mulheres que têm fibromialgia são perfeccionistas e detalhistas. Até ficarem doentes, são as melhores no trabalho, supermães e supermulheres em casa.

(EU CONCORDO QUE SEMPRE FUI ASSIM) 

Quando se iniciam os problemas, desmoronam e a auto-estima desaba. Quanto mais a perdem, mais aumentam os sintomas.

(COMIGO FOI O CONTRÁRIO, DEPOIS DE DESCOBRIR É QUE MINHA AUTO ESTIMA E A VONTADE DE VIVER E VENCER A DOENÇA CRESCEU, apenas me repaginei, deixando de ser perfeccionista e vivendo um dia de cada vez)

Chegam ao consultório apavoradas. (COMIGO SEMPRE FUI OTIMISTA E COLABORO COM TODOS OS TRATAMENTOS MÉDICOS)  Têem dor há muito tempo, nenhum médico descobre do que sofrem e acham que vão morrer (não penso em morrer, mas a cura sim eu desejo encontrar). Às vezes, concluem que não podem estar com doenças graves há tanto tempo e não ter acontecido nada (Até parece que nos veem como Doentes Pscológicos, quando é fato que somos fisiológicos).
Além do mais, amigos e familiares dizem que não têem nada e estão inventando. Passam a se achar loucas. (Não só a família como a maioria dos Médicos nem conehecm a Doença e nos tratam assim)Apavorando-se. A situação complica-se pois passam por muitos médicos, que, desinformados, não identificam a doença e dizem que o problema é somente psicológico.
Calcula-se que a doença atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos nos Estados Unidos. Estima-se que os números do Brasil sejam iguais, o que daria mais de 4 milhões de pacientes. (que são maltratados em se falando de saúde publica e projetos de melhor condição de vida).
Pessoas que tenham dores freqüentes, não identificáveis, devem procurar um reumatologista. Não se pode dizer que fibromialgia tenha cura, pois não se sabe a causa. Mas é possível controlá-la.
A doença não é identificável com exames. O diagnóstico é sempre clínico. O médico faz um exame físico no paciente. Há 18 pontos doloridos no corpo dos Fibromiálgicos, como o músculo trapézio, nos ombros; dos dois lados do pescoço; dos glúteos; na região das juntas dos braços e das pernas, entre outros. Dores em 11 pontos são indicados como Fibromialgia.
Mas isso não basta. È preciso fazer exame de sangue para detecção de doenças que causam dores generalizadas, como o diabetes, o câncer e os problemas da tireóide.

Quando o médico detecta a Fibromialgia,e deixa claro para o paciente que ele não é louco, já ocorre 20% de melhora. Melhora mais 20% quando fica sabendo que, apesar de dolorosa, a doença não mata.
(MAS O QUE DIER DOS SINTOMAS INSUPORTÁVEIS EM TODO O CORPO POR ANOS, está no início explicando sobre DOR DE ALTO NÍVEL E CRONICA).
Os outros 60% a medicina nem sempre tem cura.
O único tratamento eficaz para a diminuição da fadiga e das dores e a regularização do sono são exercícios aeróbicos, como caminhar.( TENTEI DE TUDO SEM SUCESSO E SÓ A HIDROGINÁSTICA ESTÁ LIBERADA NO MEU CASO).
Reequilibram o sono, elevam o nível de serotonina e melhoram a produção de hormônios femininos. Tem de ser feitos a vida toda.

Igualmente importante é uma mudança de atitudes pelos doentes. Não podem continuar perfeccionistas e detalhistas, exigindo-se demais.(A 10 ANOS MUDEI MIMHA FORMA DE PENSAR E AGIR, SEGUINDO TRATAMENTO PSCOLÓGICO E HOJE NÃO SOU MAIS PERFECCIONISTA)
É fundamental, ainda, continuar no emprego. Deixá-lo poderia causar baixa ainda maior de auto-estima. (A ESTIMA ATÉ PÓDE FICAR BAIXA, MAIS COM DORES INSUPORTÁVEIS E MEDICAMENTOS FAIXA PRETA QUE NA BULA JÁ DIZEM OFERECER RISCOS PARA O PACIENTE NO TRABALHO, IMAGINE PARA OS QUE DEPENDEM DO TRABALHO DESSE FIBROMIALGICO, ainda trabalho, já fiquei afastada, e em nenhuma das duas hipóteses as dores sumiram, depois do cansaço de um dia de trabalho normal para todos, nos casos dos Fibromialgicos são CRISES DE DORES INSUPORTÁVEIS)
Essas medidas resolvem de 50% a 60% dos casos. Para o restante, é necessário o uso de medicamentos. O principal é o antidepressivo tricíclico em doses baixas.(Já usei tantos Medicamentos que não sabem mais o que me dar devido ao longo tempo com Fibromialgia, nem Morfina mais resolve, e as doses sempre sõ altas de curto tempo de melhora na DOR QUE NUNCA SOME). Eleva os níveis de serotonina e funciona como analgésico. (nem os analgésicos farmacológicos tiram a DOR, aliviam por poucas horas e depois como uma BOMBA os Sintomas explodem por todo o Corpo).

NÃO SE PODE GENERALIZAR OS PORTADORES DE FIBROMIALGIA NEM POR ESTE TEXTO MÉDICO QUE LI, NEM PELO QUE DESCREVI SENTIR EM MEU CORPO A ANOS COM FIBROMIALGIA.

 (APESAR DE JAMAIS DESEJAR A NINGUÉM ESSE MAL) ACREDITO QUE SÓ QUANDO UM MÉDICO, CIENTISTA OU UM MINISTRO DA SAÚDE TIVER ESSE MAL, SENTIRÁ NA PELE O QUE SENTIMOS E AÍ SIM, ALIANDO-SE AS PESQUISAS CONSEGUIRAM NOS ENTENDER E TALVES ENCONTRAR A CURA. QUANDO ISSO ACONTECER, O PROCESSO SERÁ MAIS RÁPIDO...AFINAL QUEM TEM DORES FORTÍSSSIMAS E INCAPACITANTES, TEM PRESSA).



 

Nenhum comentário: