segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um Dia de Cada Vez

Pessoal, lendo outros blogs encontrei algo que consegue chegar muito proximo do dia-a-dia do que um doente de Fibromialgia sente.
O texto não é meu, porém muito se parece com o que eu sinto e resolvi repassa-lo aqui para que outras pessoas na mesma situação se fortaleça. Quem quiser visitar e conhecer novos assuntos aqui vai o link:
 
Muita dor... Este é o motivo principal para eu escrever uma postagem depois de tanto tempo.
E poderia ter outro motivo? Se a dor é o pior sintoma da fibromialgia?
Alem das dores ainda temos uma infinidade de outros sintomas quase tão insuportáveis quanto a dor. São tantos que não
posso conta-los apenas com a ajuda dos dedos das minhas mãos. É incrível, mas a lista de sintomas é interminável.
Não posso dizer que estou curada, até porque ainda não encontraram a cura, mas já melhorei muito desde que tive o diagnóstico de fibromialgia, que aconteceu em 2008.
O que estou fazendo para melhorar?

Tenho aprendido algumas coisas:

Crises:
Preciso tentar evitar o aparecimento das crises e preciso diminuir a freqüência delas.

Limites:
Preciso respeitar meus limites e não me “violentar” fazendo coisas que não gosto ou que não quero. Nem sempre isso é possível, mas eu tento.

Sintomas:
Preciso administrar melhor os sintomas. Quando estou em crise, procuro ter mais paciência com a situação e tento me manter mais calma.

Estresse:
Preciso evitar a todo custo as situações que possam me causar algum estresse.

Medo:
Preciso procurar sentir menos medo e menos insegurança quando estiver em crise. O medo é um sentimento muito comum para quem tem fibromilgia e é uma fonte de estresse que faz piorar muito a nossa condição. Algumas pessoas com fibromialgia sentem tanto medo que chegam a desenvolver a Síndrome do pânico.

Autocritica:
Preciso deixar de ser cruel para comigo mesma. Tento não me criticar demasiadamente por deixar de fazer as coisas que deveria fazer. A autocrítica e a desaprovação também são fontes de estresse.

Felicidade:
A dor acaba comigo! Preciso desesperadamente ser feliz! Quando sinto dor largo tudo! Deixo de lado tudo o que não me agrada. Sei que nem sempre poderei fazer isso, mas assim que me é possível eu faço esta caridade para comigo. Deixo para outra hora todas as coisas que não gosto de fazer e vou tentar me distrair fazendo alguma coisa de que gosto muito. Assim as dores e os sintomas se tornam um fardo menos pesado. Quando faço o que gosto, me distraio, relaxo e em alguns momentos chego até a “esquecer” que estou com dor.

Isolamento:
Vida social! Será que alguém com fibromialgia tem uma vida social normal? Eu duvido! Isolamento é uma palavra assustadora para algumas pessoas, mas não para mim. Eu descobri que quando estou com dor, fico menos ruim, se eu me afastar um pouco das pessoas.
Como assim!?
É simples! Pense bem! Ninguém vai entender a minha dor! Se eu me afastar das pessoas, vou evitar o desprezo e a falta de compreensão, sentimentos tão comuns a quem não tem fibromialgia. Não receber o apoio de que preciso e ainda me sentir abandonada dói tanto quanto as dores da fibro. Preciso de algum isolamento para não sofrer ainda mais.
Meus bichos, meu quartinho e eu... E muita paz!
Para que mais? É tudo de que preciso!
A dor vai passar! Assim como tudo passa!
Neste momento não estou em crise, mas resolvi postar falando sobre meu aprendizado porque me lembrei dos meus piores momentos.
Espero que minhas palavras possam ser de alguma utilidade para quem está sofrendo.

Você que chegou até aqui de alguma maneira e que está lendo isso, certamente não te conheço, provavelmente nunca te conhecerei, ou então talvez você seja um dos amigos(as) de fibra de alguma das comunidades de fibromialgia da internet. Não importa... Sinta-se abraçado(a). Você não está sozinho. Somos uma legião de pessoas procurando desesperadamente por apoio.
Eu encontrei, na internet, o apoio de que eu tanto precisava! Por este motivo pretendo continuar postando mesmo já tendo melhorado muito.
Tenho muitas coisas para contar, mas por alguns motivos resolvi dar um tempo para o blog.
O texto acima é de minha autoria.

O que é o medo?

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo é provocado pelas reações físicas sendo iniciado com descarga de adrenalina no nosso corpo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.

Nenhum comentário: