domingo, 14 de outubro de 2012

FIBROMIALGIA E A Síndrome de Sjögren???



Muitos pacientes com Fibromialgia (FM) apresentam queixas de sensação de areia nos olhos, com irritabilidade ocular, e também secura na boca. Algumas vezes, a causa destes sintomas pode ser uma inflamação crônica nas glândulas lacrimais (que lubrificam o olho) e as glândulas salivares (que como o nome diz, produzem saliva). Esta inflamação, quando causada por um processo auto-imune, isto é, por anticorpos produzidos pela própria pessoa, denomina-se Síndrome de Sjögren, em homenagem ao autor que descreveu este problema.
Alguns estudos afirmam que existe uma maior incidência de Síndrome de Sjögren em pacientes com FM, mas isso ainda é controverso. De qualquer maneira, como ambos os problemas aparecem mais em mulheres, é útil saber como deve ser a avaliação de pessoas com estas queixas.
O olho seco (sem lágrimas, ou com baixa produção delas) é comum na população, e é agravado por problemas como a poluição, uso excessivo do computador, coçar os olhos com freqüência, entre outros. Interessantemente, um dos sinais de olho seco, pelo menos inicialmente, pode ser o lacrimejamento - então o fato de se visualizar a lágrima não afasta problemas de sua produção. Na suspeita de olho seco, um oftalmologista deverá ser consultado, e ele realizará testes para avaliar o grau de secura ocular e se há lesões da córnea resultantes deste fato.
Se o reumatologista receber a avaliação do oftalmologista demonstrando olho seco, e se clinicamente houver boca seca, existe o diagnóstico presumido de Síndrome de Sjögren. Então, serão pedidos os exames de auto-anticorpos que confirmam a doença.
O tratamento da síndrome varia, mas na maioria dos casos o tratamento é feito com colírios lubrificantes e lágrimas artificiais. Em casos mais graves, o uso de medicações mais fortes para controlar a imunidade local é indicado. O tratamento da boca seca já foi discutido neste espaço, mas vale a pena ser relembrado: Usar drops sem açúcar, gomas de mascar sem açúcar para manter a boca úmida, aumentar a ingestão de água, usar produtos (existentes no Brasil) específicos para boca seca, que incluem gomas de mascar, pasta de dentes e líquido para gargarejo. Se o caso for grave, use saliva artificial ou produtos a base de carmelose sódica (disponível no Brasil). Finalmente, ir freqüentemente ao dentista – a secura bucal leva a uma maior incidência de cáries.


                       http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?       modulo=pacientes_outros_editais&id_mat=72

           http://iosb.blogspot.com.br/2010/08/lente-de-contato-e-olho-seco.html

                                      BOS – Banco de Olhos de Sorocaba

             Praça Nabek Shiroma, 210 - Jardim Emília, Sorocaba, 18031-060
 
                                              (15) 3233-0337 · bos.org.br
 
 
 

 

Nenhum comentário: