terça-feira, 9 de outubro de 2012

"OBESIDADE E A FIBROMIALGIA"

Obesidade é fator de risco para fibromialgia.
http://www.corposaun.com/obesidade-e-fator-de-risco-para-fibromialgia/13236/

De acordo com os dados colhidos, recentemente, no último Censo, o Brasil, seguido de outros países emergentes, vem liderando o ritmo de crescimento dos índices de sobrepeso e obesidade em todo o mundo. Por aqui, cerca de 50% dos adultos e 30% das crianças e adolescentes encontram-se acima do peso normal.
Nos Estados Unidos, as estatísticas apontam que o número de obesos tende a dobrar nos próximos 25 anos. A obesidade também assombra a Europa. De acordo com o estudo Health at a Glance – Europe2010, 50% dos adultos e uma em cada sete crianças na Europa são obesas ou  têm excesso de peso.
O saldo de todas estas estatísticas é uma conta amarga a ser paga – tanto para os governos, quanto para a sociedade civil – com o alto custo do tratamento das complicações da obesidade.  



Os doentes obesos que sofrem de fibromialgia apresentam um quadro sintomático muito mais severo.
http://diartro.org/index.php?module=magazine&id_tt=130

14/02/2012

Coimbra, 14 Fevereiro – Os indivíduos que sofrem de fibromialgia, parece que apresentam consistentemente um quadro álgico muito mais severo, quando apresentam em associação, peso excessivo ou mesmo obesidade.

Cientistas da Clínica Mayo, USA, apresentaram recentemente os resultados de um estudo realizado num grupo de 888 doentes com fibromialgia, em que 201 apresentavam um índice de massa corporal (IMC) superior a 35.

Das suas conclusões sobressaem factos como: os indivíduos com valores mais elevados do IMC apresentaram uma consistente tendência para um quadro mais grave da sintomatologia fibromiálgica, com uma actividade física mais pobre, níveis de dor mais elevados, assim com de depressão e de rigidez articular.

Para além disso apresentaram maiores períodos de ausência laboral e maior dificuldade na realização das suas actividades profissionais.

Estes factos permitiram que o Dr Terry Oh, responsável pelo estudo, considere que no tratamento dos doentes com fibromialgia deva passar a ter-se em conta, protocolos e estratégias tendentes a combater o peso excessivo.

Em sua opinião o IMC elevado deve passar a ser considerado como um factor de risco isolado de agravamento da fibromialgia.


 

Nenhum comentário: